Os fones podem atender ao anseio dos usuários que "querem chamar a atenção" quando estão ouvindo música em qualquer lugar, mas que também querem ajudar a preservar o planeta de alguma forma. Os fones Costavolcano são feitos de partes de velhos fones de ouvido, que misturados com outros materiais sustentáveis, como a fibra orgânica da alpaca, cobre reciclado e prata, dão origem aos novos fones.
A fibra de alpaca é produzida através de processos tradicionais, que utilizam uma combinação de técnicas manuais e energia eólica ou solar. Esta fibra pode ser facilmente reciclada ou reutilizada em produtos diversos, oferecendo uma boa dureza ao futuro produto.Fios de cobre e pequenas peças de plástico podem ser reciclados e aproveitados em novos componentes e peças dos fones de ouvido. Até mesmo a embalagem que acondiciona os fones conta com material reciclado em sua fabricação, inclusive nas etiquetas.
Produtos reciclados com o mesmo processo do Costavolcano são muito comuns no Chile, e a tarefa de produção desses produtos é dada às mulheres da família. Desse modo, elas se tornam especialistas na técnica de reciclagem com alpaca, e ajudam na renda familiar. As mulheres que produzem essa espécie de "artesanato" recebem aproximadamente 70% do salário mínimo chileno pelo seu trabalho.
Não há informações sobre o preço, ou como devemos proceder para comprar esses fones de ouvido. Mas, certamente, tem muita gente que já imaginou como seria usar esses fones nas suas caminhadas matinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário